Casadinhos há

Daisypath Anniversary tickers

terça-feira, 20 de julho de 2010

Pavlova de Maracujá

Mais uma receita da Nigella, mas desta vez não do livro...

A SIC Mulher passava um programa de culinária da Nigella (antes do que passa agora que é mais um talk show com receitas a cair de paraquedas lá no meio) e foi aí que a vi a fazer uma Pavlova e fiquei fascinada com a confecção e por isso guardei-a num cantinho para a fazer quando tivesse uma boa oportunidade!



Claro que esquecida como sou já não me lembrava da receita completa e por isso tive de a ir googlar... Foi difícil mas lá a encontrei e o resultado foi este que podem ver (combinei esta receita com esta principalmente porque só tinha 6 claras de ovos disponíveis)! Claro que fiz alguma coisa mal e a Pavlova não ficou com a altura desejada e a modos que "escorreu" um bocadinho pelo meu forno... mas nada de grave, é uma questão de prática até dominar isto! Pelo menos espero eu já que pretendo transformar-me numa especialista em Pavlovas! Até porque o nome dá para fazer humor de psicólogo parvo eheheheh



Basicamente a minha Pavlova fará salivar qualquer humano!



Ingredientes:

6 claras de ovos

300g de açúcar

4 colheres de chá de maizena

2 colheres de chá de vinagre

1/2 colher de chá de extracto de baunilha


Cobertura:

200ml de natas

açúcar qb

polpa de maracujá (ou frutos silvestres ou qualquer outra coisa que prefiram)

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Bater as claras em castelo até que forme picos suaves quando se levanta a batedeira.

Acrescentar o açúcar aos poucos enquanto se continua a bater as claras (o objectivo é que aqui as claras fiquem um pouco mais firmes.... que foi o passo que eu falhei lol).

Envolver com uma colher de pau a maizena, o vinagre e o extracto de baunilha nas claras.

Pegar em papel vegetal e com um prato ou uma forma marcar um círculo onde se irá colocar o preparado. Com uma espátula, alisar suavemente o topo e os lados.

Colocar no forno e diminuir a temperatura para os 120º. Deixar cozinhar durante 1 hora e depois deligar o forno e deixar as claras arrefecer dentro do mesmo.

Quando tiver arrefecido, inverte-se o preparado num prato largo de servir e retira-se o papel vegetal.

Para a cobertura bate-se as natas com o açúcar e espalha-se com uma espátula sobre a base. depois coloca-se a polpa de maracujá (a Nigella tem uma Pavlova de framboesas com raspas de chocolate preto que também me parece digna de experimentar)

Sem comentários: