Casadinhos há

Daisypath Anniversary tickers

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Tuna do Distrito Universitário do Porto

Mas o menino Ricardo não ficava feliz por ter uma tuna... e vai daí e decidiu arranjar outra... Um segredo bem guardado que cedo se apresentou como algo a que ninguém podia ficar indiferente... Hoje apresento-vos a Tuna do Distrito Universitário do Porto.



Como a TAISEP já ouviram nos inícios deste blog deixo uma amostra visual e sonora da TDUP com «Navegamos a Cantar» uma música original da Infantuna - Cidade Viseu, seus padrinhos e adaptada pela TDUP como forma de homenagem.


A Tuna do Distrito Universitário do Porto foi fundada oficialmente a 3 de Junho de 2005.
A Academia do Porto nunca teve nos últimos 30 anos, uma Tuna que pudesse ter pessoas de várias proveniências, sejam instituições de cariz público ou privado, institutos ou universidades, Assim, nasce a TDUP pela mão de um grupo de Cavalheiros Tunos. Em função de tal assenta a Associação Tuna do Distrito Universitário do Porto em 3 princípios basilares:

O Princípio Humano: Absolutamente fulcral. Tem a TDUP regras precisas e inegociáveis quanto à admissão e manutenção dos seus elementos.

O Princípio Académico: É a TDUP um bastião das nossas tradições tunantes. É pois, devidamente hierarquizada, trajando naturalmente Capa e Batina, entre outras características Tradicionais que preservamos.

O Princípio Musical: Promoção do desenvolvimento musical e cultural dos seus componentes, potenciando a sua distinção, recusando o banal e elitismos. A música como meio e não como fim em si mesmo.

É da harmonia prática destes 3 Princípios fundacionais que resulta a postura dos seus componentes, ocupando a TDUP um espaço que se encontra, agora, devida e naturalmente preenchido, espaço este aberto a todos os estudantes e Tunos da Academia do Porto.


Ao longo destes 3 anos a TDUP tem vindo a amealhar pelos vários pontos cardeais o seu capital mais importante, uma vasta colecção de amizades, aliando a tal um não menos importante capital de postura humana e académica, mantendo-se fiel aos mais basilares pilares da Tradição Tunante.

A TDUP prossegue a sua viagem de forma serena mas firme, tendo previstas várias actuações um pouco por toda a geografia nacional bem como estrangeira, elevando bem alto o lema presente no seu Estandarte:

"Ad Majorem Tvnae Gloriam"


1 comentário:

Liliane Pimenta disse...

bem se a Infantuna da cidade de Viseu sao uns padrinhos.... sao bons de certeza!!