Casadinhos há

Daisypath Anniversary tickers

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dos livros, essa paixão



Eu gosto mesmo muito de ler... sempre gostei, desde muito nova! Aliás durante uma fase da minha pré-adolescência ficava sempre chocadamente surpreendida quando percebia que a maior parte da vida das pessoas não girava à volta de livros... O mundo podia não girar, mas a minha vida tinha um pólo gravitacional significativo nesse ponto!
Admito que hoje em dia já não leio os 2/3 livros que lia por semana nessa altura... algo entre a falta de tempo e a falta de capacidade de concentração necessária reduzem a minha disponibilidade para me enredar em letras e palavras soberbamente articuladas. Por isso, vingo-me nas minhas férias e acabo a devorar livros mais do que a lê-los...
Ora face à conjectura sócio-económica actual, isto é um problema! Os livros são caros, são mesmo muito caros e apesar de ser um gasto mais do que justificado, às vezes não há orçamento suficiente para isto! Irrita-me...
Claro que posso usufruir de um serviço de biblioteca (e faço-o mesmo se for necessário) mas eu sou uma orgulhosa possuidora de livros e gosto de os folhear e desfolhear infinitamente, embora evite muito riscá-los ou danificá-los de alguma forma.
Mas isto depende... se for um livro "técnico" acreditem que terá post-its e sublinhados e apontamentos e chamadas de atenção constantes. Se for um livro de culinário estará com imensos post-its a marcar receitas e provavelmente marcas de gordura, farinha e afins. Se for um livro sobre factos e histórias reais terá umas dobras numa folha ou outra. E se for um romance à partida as únicas mazelas de que sofrerá serão do uso de páginas em excesso.
Neste último domínio, admito que leio de tudo que me passar pelas mãos, seja grande, média ou pequena literatura, e conto pelos dedos os livros em que senti necessidade de parar (a primeira vez que me aconteceu foi com a Susana Tamaro.... bah.... ). Claro que me acontece ler um autor até ao fim e depois concluir que valeu pela experiência mas não volto a pegar naquilo!
Com os livros apaixono-me, odeio, choro, grito, sofro, sou feliz, sou uma e sou muitas personagens, vivo em mundos com magia e dragões e vivo em pleno holocausto ou revolução cubana. Ja fui rainha, mãe, feiticeira, dondoca nova iorquina, humanitária, espiritual, investigadora, salvada ou salvadora....
Os livros são sempre melhores do que os filmes baseados neles, têm mais detalhe, mais história e mais complexidade... com a grande vantagem de poderem construir as personagens na vossa cabeça como muito bem entenderem. Eu não sei como se processa com vocês mas eu juro que enquanto leio até ouço a banda sonoro das palavras que me passam à frente dos olhos.
Eu gosto mesmo muito de livros! =)

3 comentários:

Ju disse...

Como te compreendo! =)
Sinto saudades de só ler aquilo que gostava de ler, porque sim. Agora é mais ler porque tenho algo para apresentar, ou escrever sobre!
Mas quando chegam as verdadeiras férias, vingo-me como tu! =)

Paulinha disse...

Identifico-me imenso com este teu texto pois partilho o mesmo gosto pela leitura.
Inicialmente limitava-me apenas a comprá-los e a lê-los até à exaustão!
Mas infelizmente cá em Portugal os livros são caríssimos e tive que rever o meu método...
Sendo que passei a trocar livros com colegas/amigas que gostam também de ler... e começei igualmente a requisitar livros na Biblioteca local...
Claro que não é a mesma coisa que os comprar e os mostrar orgulhosamente guardados na minha estante mas face à crise que estamos a passar, terá que ser esta a forma de momento.

Pris disse...

isto aliado ao post do True Blood faz-me lembrar que tenho aqui os teus livrinhos todos :p

que, por sinal, devorei entre viagens de metro, insónias e afins :)