Casadinhos há

Daisypath Anniversary tickers

segunda-feira, 30 de março de 2009

Sé Catedral do Porto

Já está escolhida a Igreja para a celebração do nosso casamento, só que... não é uma igreja, é uma Catedral!

Depois de muito andar de um lado para o outro procurando um espaço para a nossa cerimónia acabamos por decidir realizá-la na Sé.
Eu, em particular, queria muito casar-me na minha Igreja Matriz, em Gondomar. Para além de ser um espaço amplo e bonito reveste-se de bastante significado na minha vida... Mas aparentemente, 9 meses de antecedência não chegam para assegurar um casamento, porque quando lá cheguei já havia um casamento marcado no nosso dia! Assim como em muitas outras Igrejas por onde passamos...
Entretanto surgiu a ideia de escolher a Sé da nossa Cidade.
A Sé é o berço a partir do qual foi crescendo a cidade do Porto. Construída no século XII em estilo românico, a catedral sofreu várias alterações ao longo do tempo. A fachada possui duas torres, no meio das quais se destaca uma rosácea com a imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da catedral. No interior, as naves são abobadas e ao fundo da nave central está o coro alto, iluminado por uma grande rosácea em estilo gótico. Anos mais tarde o artista fiorentino Nicolau Nasoni barroquisou-a desenhando-lhe as pinturas murais da capela-mor e construindo-lhe a galilé (parte alpendrada e sustentada por colunas). A capela-mor é da autoria do Frei Gonçalo de Morais e data dos princípios do século XVII. Esta capela-mor de estilo clássico é toda decorada a mármore, possui dois órgãos, duas magnificas tribunas e admiráveis ornamentos em madeira com belas esculturas. As grades do coro são em bronze artisticamente trabalhadas e a grade que separa a capela-mor do corpo da igreja tem um corrimão em mármore preta.

Por isso, no mesmo palco em que se casou D. João I com D. Filipa de Lencastre, que foi considerado Património Mundial, irá realizar-se um casamento ainda mais importante... O NOSSO!
No dia 26 de Setembro, às 14h30 em ponto podem ver-me a tentar encaixar o meu vestido naquele corredor estreito formado pelos bancos lol pelo menos para nós os dois vai ser um momento inesquecível!

3 comentários:

Liliane Pimenta disse...

Sé Catedral....
Sim senhora... sabes bem que a simples palavra CATEDRAL me faz sentir bem!!!!!!!!

Boa escolha!!!!!!!

Raquel disse...

Eu só de pensar no trabalho que vais dar "florir" esta linda Catedral....."jasus"!!!

Mãe da Noiva disse...

Não vai ser "Jasus" que vai fazer florir a Catedral,não!! A noiva já avisou que nesse dia estará fechada num SPA por isso a tarefa vai ser... da mãe da noiva, da mãe do noivo, e de algumas amigas...né??? Por acaso, menina Raquel, está-se a pôr de fora de um certo recrutamento "voluntário"?????